Início >> Ufba Em Pauta >> Nota de pesar: Sebastião Salgado

Nota de pesar: Sebastião Salgado

.

Um dos maiores fotógrafos de todos os tempos faleceu nesta sexta-feira, 23 de maio: Sebastião Salgado. Ao mundo, deixa uma grande herança: seu olhar sensível sob a lente, que rendeu registros documentais, retratos da alma humana em profunda conexão com o contexto e fotos que exibem os efeitos da política sobre pessoas e meio ambiente.

A UFBA já teve a honra de receber uma exposição de Sebastião Salgado durante o Fórum Social Mundial em 2018, sobre a população indígena Korubo do Vale do Javari. Além disso, na Universidade, são constantes os debates, eventos e pesquisas sobre temas e obras retratados nas fotografias de Salgado.

Sebastião Salgado também é conhecido por sua atuação na área ambiental, especialmente por meio do Instituto Terra, que busca recuperar a vegetação e promover a educação ambiental.

Pelo olhar de Sebastião Salgado, foi possível ver as diferentes nuances e cores no registro em preto e branco. Já com saudades e com profundo agradecimento pela vida e obra de Sebastião Salgado, a UFBA se despede do grande mestre da fotografia.

Confira a cobertura sobre a exposição de Sebastião Salgado na UFBA, em 2018: