
Texto de Murilo Guerra
O início do segundo semestre letivo de 2025 na UFBA será marcado pela implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na graduação. A iniciativa tem como diretrizes a simplificação dos processos e o sincronismo com as rotinas acadêmicas. Serão diversos benefícios à comunidade, entre eles: matrícula totalmente online, facilidade no acesso às informações do histórico escolar, carga horária integralizada, pendências, entre outras, que permitirão maior autonomia aos estudantes.
Além disso, o SIGAA na graduação vai informatizar as requisições acadêmicas dos estudantes, reduzir o tempo entre a integralização do semestre e a diplomação, e possibilitar a emissão de diplomas digitais diretamente pelo sistema.
A migração dos processos acadêmicos do antigo sistema – Siac - para o SIGAA na graduação vem sendo planejado com profundidade ao longo de 2025, por meio de encontros e amplo debate com a comunidade acadêmica. Esse processo envolve o ajuste nas estruturas curriculares e outras alterações nas rotinas acadêmicas.
Importante lembrar que a UFBA já utiliza o SIGAA na pós-graduação desde 2018. Havia a expectativa de que o mesmo sistema fosse adotado para a graduação até o ano de 2020. No entanto, esse cronograma foi comprometido em razão da pandemia de Covid-19, e de outros fatores como a necessidade de atualização dos currículos dos cursos, curricularização da extensão e conversão da carga horária dos componentes curriculares para múltiplos de 15.
Encontros com a comunidade acadêmica
No mês de fevereiro, a migração do SIGAA foi debatida em encontros com dirigentes das unidades acadêmicas, representação estudantil e dos técnico-administrativos no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. O tema também foi apresentado ao Conselho Acadêmico de Ensino (CAE), em reunião realizada no dia 12/02.
Em março, os departamentos e colegiados receberam orientações para a revisão de estruturas e, no mês seguinte, enviaram o retorno sobre questões discutidas. A partir desse processo foi emitida a Instrução Normativa nº 01/2025, que dispõe sobre procedimento simplificado para ajustes nas estruturas curriculares dos cursos de graduação e inserção da extensão e dá outras providências.
O referido documento destaca que a implantação do SIGAA Graduação é uma ação necessária para cumprimento da Portaria Normativa MEC nº 23/2017, Portaria MEC nº 1.095/2018, Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD) e Decreto nº 10.139/2019. Também aponta a necessidade de ajustes nas estruturas curriculares dos cursos de graduação para que elas sejam adequadamente registradas no período de Planejamento Acadêmico para o semestre 2025.2.
SIGAA na graduação
A implantação do SIGAA Graduação é um projeto institucional desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), com participação da Superintendência de Administração Acadêmica (Supac), da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), da Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Supad), da Superintendência de Educação a Distância (Sead), além de colegiados, departamentos e coordenações acadêmicas.
O SIGAA na graduação faz parte do Programa UFBA SIM (Sistemas Integrados e Modernos), e tem o objetivo de modernizar os processos e sistemas informatizados da universidade.