Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA lança programa para empregar pessoas em situação de vulnerabilidade social entre funcionários terceirizados

UFBA lança programa para empregar pessoas em situação de vulnerabilidade social entre funcionários terceirizados

.

 

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) apresenta, no dia 26 de maio, o programa UFBA Acolhe e Emprega, iniciativa que visa apoiar a empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O programa é fruto de acordo de cooperação técnica com diversas instituições públicas do estado e município, com o objetivo de destinar vagas de trabalho e acompanhamento para os beneficiários.

O seminário UFBA Acolhe e Emprega: por uma universidade comprometida com justiça e reparação social, vai reunir representantes da UFBA, movimentos sociais, e dos órgãos que compõem o acordo de cooperação. O evento acontece no auditório da Escola de Administração (EAUFBA), no Vale do Canela, das 8h30 às 13h.

Na programação, além do reitor Paulo César Miguez de Oliveira, o seminário terá participação de Sueli Oliveira, coordenadora do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, e do doutorando Lucas Vezedek, integrante da coordenação técnica da pesquisa do Censo PopRua Salvador 2023, entre outras representações.

O seminário é a primeira iniciativa voltada para sensibilizar a comunidade universitária sobre o acordo e o objetivo é orientar a comunidade para acolher os novos funcionários, como uma oportunidade de inclusão e justiça social.

Ainda não há data prevista para início das contratações. O projeto prevê a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica como contratados nas empresas terceirizadas que prestam serviços para UFBA.  Entre os beneficiários, serão consideradas pessoas em situação de rua, egressos do sistema prisional e pessoas trans e travestis, por exemplo.

O Acordo de Cooperação foi firmado em setembro de 2024, inspirado em projetos desenvolvidos pela Defensoria Pública em parceria com movimentos sociais e com a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do estado da Bahia. O acordo também envolve a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia e a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer da Prefeitura de Salvador.

O programa prevê que as instituições parceiras poderão indicar potenciais participantes do projeto para a seleção das vagas de trabalho. A universidade, por sua vez, determinará no edital de contratação das empresas que parte das vagas seja destinada ao programa. As empresas contratadas para atuar em serviços diversos, como portaria e serviços gerais, por exemplo, serão responsáveis por selecionar e formalizar a contratação dos novos funcionários.

A Universidade também deve fomentar novos projetos de pesquisas para avaliar o impacto da ação. As pesquisas devem avaliar os efeitos e impactos da inclusão das pessoas em situação de rua entre os funcionários terceirizados, e também deverá avaliar se houve resistência e medo entre as empresas contratantes a adotar tal prática.

 

 

SERVIÇO:

O quê: UFBA Acolhe e Emprega: por uma universidade comprometida com justiça e reparação social
Quando: 26 de maio de 2025 (segunda-feira), das 8h30 às 13h
Onde: Auditório da Escola de Administração da UFBA (EAUFBA) + local a confirmar para atividade cultural
Público-alvo: Comunidade acadêmica do Campus do Canela (EAUFBA, FACED, Ciências Contábeis e Direito)