Início >> Ufba Em Pauta >> Wagner Moura, egresso da UFBA, conquista prêmio de melhor ator em Cannes

Wagner Moura, egresso da UFBA, conquista prêmio de melhor ator em Cannes

.

Com orgulho, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) felicita o egresso Wagner Moura por ser o primeiro brasileiro a vencer na categoria de melhor ator do Festival de Cannes, na França. Um dos artistas brasileiros mais reconhecidos internacionalmente, Moura conquistou o prêmio pelo filme “O Agente Secreto”, com direção de Kleber Mendonça Filho — por sua vez, coroado o melhor diretor de 2025.

Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFBA em 1999.2, Wagner Moura decolou na atuação. Em território nacional, conquistou os corações pelo vilão Olavo na novela “Paraíso Tropical”, da TV Globo, em 2007. No cinema, ganhou notoriedade com os filmes “Carandiru” (2003) e “Tropa de Elite” (2007), onde viveu o Capitão Nascimento, papel que lhe conferiu aclamação crítica e popular. “Tropa de Elite 2” (2010) consolidou ainda mais sua posição como um dos atores mais talentosos do Brasil.

A lista de vitórias no cinema inclui “Tropa de Elite” (José Padilha, 2007), no qual Moura viveu o Capitão Nascimento, filme ganhador do Urso de Ouro de melhor longa-metragem no Festival de Berlim.

 

Mais orgulho UFBA no Festival de Cannes

Não é de hoje que a UFBA ronda o festival. Outro egresso da Facom/UFBA, o diretor e roteirista Sérgio Machado levou a melhor na mostra "Un Certain Regard" por Cidade Baixa" (2005), que também estrelou Wagner Moura, juntamente com Lázaro Ramos e Alice Braga.

Ainda na edição 2025 de Cannes, a cineasta Midi Alves, estudante do bacharelado interdisciplinar de Artes da UFBA exibiu o curta de estreia, "Nó".

Realizado com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext),  a obra integrou a "Coleção CineMalagasy" na mostra paralela não competitiva "Short Film Corner".